Fisioterapia

A importância da Drenagem Linfática
Para a boa recuperação de uma cirurgia plástica, para combater celulites ou durante o período pré-menstrual. Cada vez mais as mulheres estão descobrindo a eficácia da drenagem linfática. Todas as cirurgias plásticas , em graus variáveis, produzem inchaço e, por conta disso, a recuperação pode ser mais ou menos rápida. Mas o que muitas mulheres não sabem é que existe uma forma de acelerar este processo e ter um pós-operatório bem mais rápido.
Isso é possível fazendo sessões de drenagem linfática, porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas.

O que é exatamente drenagem linfática?
R: A técnica consiste em massagear o corpo, manual ou mecanicamente, atuando no local certo e no ritmo exato. Estas massagens rítmicas ativam a circulação sanguínea, eliminando as toxinas e nutrindo os tecidos.

Ela é igual pra todo mundo?
R: Não, a massagem é realizada de acordo com as necessidades de cada paciente.

Em quais outras áreas ela pode ser útil?
R: A Drenagem Linfática ajuda também no aspecto psicológico das pacientes que acabam tendo uma recuperação mais rápida e, com isso, aceitando melhor esta fase do pós-operatório. Seus benefícios são mais notados exatamente após a lipoaspiração , que é quando ocorre o maior trauma na pele e, por conseguinte, o maior inchaço.

Mas este é um tratamento apenas para pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia plástica?
R: Não. Ela pode, e deve, ser usada por qualquer pessoa, pois por ativar a circulação sanguínea, a drenagem é ideal também para combater a celulite, aliviar a dor das varizes e reduzir o desconforto durante o período pré-menstrual - em que normalmente as mulheres tendem a estar mais inchadas e com dores nas pernas.

Dra. Suelen  Brancaglioni
- Fisioterapeuta formada pela Universidade Unicapital em São Paulo
- Pós-graduada em Dermato Funcional pela UGF (Universidade Gama Filho)
- Especialista em Drenagem Linfática manual pré e pós operatório de cirurgia plástica;
- Curso e treinamento do equipamento MANTHUS;
- Palestrante do congresso CIMEST em outubro e novembro/2008, realizando palestra de Pós operatório de ABDOMINOPLASTIA E RITIDOPLASTIA;
- Cursos ,  treinamentos e palestra que contribuíram na melhoria de minhas qualificações, no que se refere à qualidade de atendimento, entusiasmo no desempenho das atividades, habilidade no tratamento com pacientes, e em outros diversos aspectos profissionais.